terça-feira, 27 de abril de 2010

Dia 27 de Abril dia das trabalhadoras Domésticas

A luta para melhorar as condições do trabalho domésticos no Brasil, teve inicio na década de 60, no Rio de Janeiro, por um grupo de empregadas domésticas, preocupadas com a forma de injustiças em que se encontrava a categoria.
Foi com espirito de conscientizar e despertar a categoria para lutar por melhores condições de trabalho e de tomada de consciência dos direitos trabalhistas, que estes grupos de mulheres, com o apoio da igreja católica, através da A C O (Ação Católica Operária) Movimento Religioso do qual pertenciam, fundaram no ano de 1960 a primeira Associação de Empregadas Domésticas no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Com o objetivo de lutar de forma organizada pelo direito de igualdade aos demais trabalhadores na Lei trabalhista.
Foi a partir dai que a categoria de Empregadas Domésticas deu inicio á sua caminhada de luta em busca do reconhecimento da profissão de trabalhadores Domésticos.
A organização foi crescendo, Associação foram fundadas em outros municipios do Rio de Janeiro se estendendo para outros estados, tais como: São Paulo, Minas Gerais, e Recife.
Encontros municipais, Estaduais e regionais, seminários, foram sendo realizados para despertar de consciencia e engajamento da categoria na reenvidicação dos direitos no que resultou na primeira conquista de direito da categoria em 1972 que foi o direito a carteira assinada e a previdência social.
Em 1988, como fruto de participação ativa da categoria na Assembléia Constituinte, juntamente com outras entidades e movimentos Sociais. Em 1989 foi fundado o primeiro Sindicato de Trabalhadores Domésticos do Brasil, no Municipio do Rio de Janeiro, levando a categoria a maior conquista da classe trabalhadora em relação aos direitos trabalhistas.
A luta vem continuando ao longo dos anos em busca de real direito de igualde aos outros trabalhadores, pois falta ainda muito a conquistar. Hoje as empregadas domésticas estão organizadas em associações e sindicatos, das várias regiões.
No Rio de Janeiro, além da capital, em Nova Iguaçú e Volta Redonda 27 de Abril dia Nacional da trabalhadoras Doméstica dia de Santa Zita escolhida como padroeira da categoria por ter dedicado sua vida a Religião e a Ação concreta das necessidades que se apreentava na época.

Por: Anazir Maria de Oliveira (D. Zica-ex pres. da Associação das Empregadas Domésticas do RJ)
Edilson Adad.

terça-feira, 20 de abril de 2010

CONSELHO DISTRITAIS DE SAÚDE

Os Conselhos Distritais de Saúde foi criado em 19 de Setembro de 1990 pela Lei Federal nº 80080, Lei nº 8.142 de 28 de Setembro de 1990, Decreto nº99.438 de 7 de Agosto de 1990, Lei nº 1.746 de 23 de Junho de 1991, Resolução nº 333 de 4 de Novembro de 2003.
Lei nº 2.011 de 31 de Agosto de 1993, que constitui os conselhos Distritais de Saúde no Municipio.
Os Conselhos são composto de 25% de membro prestadores de serviços públicos e privados, 25% de membro representantes de profissionais de saúde que atuam na área e 50% de membros representantes de associações de moradores e outros, isto quer dizer na maioria das comunidades temos representantes que participam dos conselhos distritais, em Bangu na AP5.1 ás reuniões são todos os últimos sabados de cada mês ás 10:00h no auditório do CMS Wadir Franco, qualquer pessoa pode participar com direito a voz, na plenária é muito importante que todos participem, reclamem ou denúncie os problemas no sistema de saúde privado, público estadual, municipal e federal só assim poderemos fazer que a saúde de nossa região seja mais eficaz o telefone do conselho de saúde de Bangu é 3331-3803, caso voçe queira saber o telefone de outras regiões da cidade do RJ é só ligar para o conselho municipal de saude 2503-2233/ 2293-0341, caso voçe queira saber o telefone do conselho de saúde de qualquer região do Brasil é só ligar para o Ministério da Saúde.
EDILSON ADAD

terça-feira, 13 de abril de 2010

TRAGÉDIA DAS CHUVAS DE QUEM É A RESPONSABILIDADE.

A semana de 5 a 9 de Abril ficará na memória de todos os Brasileiros inclusive dos cariocas, o estado do RJ foi "palco" de uma tragédia natural, duas massas de ar vinda do Centro Oeste e outra do Oceano se chocou no estado com isso veio a tona diversas situações encobertas durante vários anos como encostas de morros vindo a baixo, diversos morros onde houve deslizamentos, mortos, feridos e uma pergunta fica no ar, de quem é a culpa. Será dos governos que não tomam iniciativas para fazerem obras de contenções, dragagem em rios, urbanização em comunidades ou a população que se valendo da precariedade que vivem acham que podem morar em encostas e outros lugares que não há nem acessibilidade aos serviços do governos como: Comlurb e outros serviços de urbanização, precisamos por as mãos em nossas cabeças e sermos responsáveis pelo meio em que vivemos só o simples fato de não se jogar um papel ou uma latinha de bebidas no chão já é sinônimo de consciência politica na questão do meio ambiente e bem estar social, precisamos definitivamente tomar uma atitude, precisamos mudar essa situação, vamos cobrar dos governantes intervenções nas comunidades para melhorar a vida de nossos munícipeis, mas também vamos cobrar de nossos amigos e vizinhos consciência para preservar nossa casa, nosso quintal, calçada, enfim nosso meio ambiente.
EDILSON ADAD