quarta-feira, 26 de maio de 2010

A escola como ela é, a escola como deve ser.EM RUBEN BERTA 40 anos na educação de Vila Aliança.

Vivemos hoje um dilema nas comunidades , escolas com turmas lotadas e as vezes com mínimo de pessoal de apoio o último concurso público para Agente Educador(antigo inspetor de alunos), foi a 3 ou 4 anos passados e a direção das escolas às vezes tem que se "virar nos 30" para dar conta da direção e disciplina ,para obtermos um resultado satisfatório precisamos de um conjunto de medidas para resolvermos o dia a dia das escolas.
Neste ano a EM Ruben Berta, completará 41 anos de fundação em Vila Aliança, nossa escola era vista nos anos 70 como uma das escolas mais disciplinadas do antigo 17º DEC hoje 8ª CRE, pois tínhamos um diretor (profº Almir Silva) chamado de disciplinador e por incrivel que possa parecer muitas turmas conseguiram bom aproveitamento, tínhamos sim alunos com mal comportamento, mas sabia que poderia esperar algum castigo por parte da direção da escola, desde ficar formado no pátio externo durante minutos a ter que ir para o gabinete do diretor levar uma bronca do mesmo, e isto sim era o fim para qualquer aluno, sim tínhamos um censo de reponsabilidade, com o advento do ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCÊNTE e a formação do CONSELHO TUTELAR, muitos deveres dos alunos passa despercebido o aluno não pode ficar suspenso nem expulso da escola, castigo é anti pedagógico, o aluno sente uma liberdade de fazer o que quer, desmente o professor e fica por isso mesmo a presença da familia sempre foi importante e não pode ficar condicionado ao recebimento de bolsa familia ou outra ajuda do governo, tem que ser uma parceria sem interesses "A familia educa, a escola ensina", bem, podemos dizer que nos anos 70 a escola Ruben Berta como outra tinha uma equipe multi disciplinar que dava liberdade ao diretor de cumprir sua tarefa de direção perante os alunos eles até visitavam os alunos faltosos em casa, para resgatá-los para a mesma, hoje a diretor tem que ir até para a sala de aula para cobrir falta de professor, além de muitos profissionais readaptados que não tem mas condições de trabalhar com afinco, neste sentido a disciplina fica comprometida e a educação ainda mais, como poderemos cobrar desempenho de uma escola sem estrutura humana para o serviço.
EDILSON ADAD

terça-feira, 18 de maio de 2010

A escola como ela é, a escola como deve ser.

Em 2009, 28 mil alunos - 13% dos alunos do 4º ao 6º anos avaliados no provão, só conseguiam ler textos curtos e não usava a escrita na escola as crianças ainda precisam conviver com a baixa condição social dos pais e a falta de atendimento adequado a saúde, estou falando de alunos que frequenta escolas com salas de aulas lotadas com aproximadamente 50 alunos, 50mn ou + um tempo de duração de aula, hoje temos os projetos :Mais educação, Escola do Amanhã, Cientista do Futuro e outros, mais é simplesmente com a participação da familia que conseguiremos fazer com que nossos alunos saiam desse "buraco" que esles estão, precisamos juntar nossas forças e fazer voltar áquela escola que era a estensão da familia, professora(a) era a pessoa mais importante e respeitada pela familia. No próximo editorial a 2ª parte, disciplina como forma de educar.
Edilson Adad

terça-feira, 11 de maio de 2010

HOMENAGEM AS MÃES DA PRAÇA DE MAIO Á ZUZU ANGEL

No dia 9 de Maio comemoramos o Dia das Mães uma festa que está em nossos corações. É a mulher que, em 9 meses, gesta em sua barriga a vida faço questão de homenagear todas as mães inclusive as adotivas, mães geradoras de amor, como tambem destacar algumas mulheres , verdadeiras guerreiras da nossa recente história.
As mães de Acari há anos procuram seus filhos para enterrá-los. Eles foram presos e seus corpos nunca foram encontrados. Essas mães representam a denúncia contundente contra jovens pobres que são presos, torturados ou mortos e à ímpunidade de seus autores.
A estilísta ZUZU ANGEL teve seu filho STUART ANGEL, jovem comunista, preso pela ditadura militar e torturado até a morte. A sua luta á procura do filho foi incansavél. Denúnciou os algozes e exigiu seus restos mortais. Em 1976 morreu em um suspeito acidente de carro.
A mães da praça de Maio, em BUENOS AIRES, ficaram mundialmente conhecidas por incomodar e constranger os militares argentinos. Todas as quintas-feiras elas se encontravam neste local para exigir noticias dos seus filhos desaparecidos durante a ditadura militar .
Milhares de mulheres lutaram e lutam todos os dias para educar seus filhos com dignidade, dentre estas faço uma homenagem as mães importantes para o Brasil.
Nossa homenagem a D. Lindú, que viveu até 1980.Uma mulher muito pobre que criou com muito sacrifício sete filhos e mostrou para todos os Brasileiros que eles poderíam ser alguem na vida, como foi seu filho mais ilustre, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, o presidente do Brasil.
edilson adad
por: CIDA DIOGO (DEP. FEDERAL)

segunda-feira, 3 de maio de 2010

1º DE MAIO DIA MUNDIAL DO TRABALHADOR

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889 por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi ecolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram as ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura, houve prisões, feridos e até mesmo mortes nos confrontos entre os operários e a policia.
Em memória dos mártires de Chicago, das reinvindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos direitos , servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de Maio foi instituido como o Dia Mundial do Trabalho.

EDILSON ADAD.