segunda-feira, 30 de julho de 2012

HISTÓRIA DOS 50 ANOS DE FUNDAÇÃO DE VILA ALIANÇA

No ano que estamos comemorando os 50 anos que as primeiras famílias vieram para Vila Aliança, removidas das favelas do centro do RJ e outras àreas sob o projeto do governo da época de desfavelização do centro e zona sul da cidade temos que levantar uma discurssão sobre a história  de nossa comunidade, onde temos os nossos protagonistas, pessoas que chegaram aqui com suas famílias no anonimato mas que antes já cumpriam em suas comunidades de origem um papel de destaque e que aqui na Vila Aliança resolveram continuar sua luta, há exatamente  3 meses procurei Seu João Gomes e disse a ele que gostaria de entrevistá-lo para o BLOG, onde ele falaria sobre sua história e de seu trabalho na comunidade seja na fundação da Associação Pró-Melhoramentos  de Vila Aliança, seja na fundação do AREVA ou na administração da UMOVA( União de Moradores de Vila Aliança), e da Creche Casinha da Emília, mas contratempo impediram nosso encontro a última vez que encontrei ele poucos dias antes dele internar-se encontrei João Gomes  em frente  a casa do Sabiá(rua do Desenhista), onde estava Aldir Pires, Daniel Ferreira, Josias Romão (Jô) e outros e disse a ele João vamos fazer uma foto para colocar junto com a entrevista do BLOG e ele soltou um de seus bordões "ISSO É MOLE PRO VASCO", e fez pose com Aldir Pires após isso ele adoeceu e fiquei pensando após saber de seu falecimento, mas uma história foi-se agora o que nos resta é lembrar de sua história junto a mim e de outras pessoas ele juntou-se a outros que fazem parte de uma constelação, como D. MARIA JOSÉ DE FREITAS, ANTONIO BARBOSA, SEU JOSÉ DO ÓCULOS, SEU AQUINO(Fundadores da Associação Pró-Melhoramentos de Vila Aliança), VÓ OLGA, D. CLAUDIONORA, SEU ATALA (MEU PAI), que participaram da fundação da PARÓQUIA MENINO JESUS DE PRAGA e de grupos de PASTORAIS e outros que não me recordo no momento mas não faltará oportunidade o povo que conhece sua história com certeza tem um futuro brilhante , continuarei relatando a HISTÓRIA DOS 50 ANOS DE FUNDAÇÃO DE VILA ALIANÇA, para que  nossas crianças e jovens possam no futuro lembrar que apesar da violência, da desigualdade social e de outras mazelas que existe não apenas na Vila mas em todo Brasil lembrar que alguem começou tudo e que elas devem continuar essa história e que possam escrever seus nomes no Rol das grandes personalidade que contribuíram para o engrandecimento de VILA ALIANÇA, primeiro conjunto habitacional do Brasil e da América Latina.
POR:EDILSON ADAD

sexta-feira, 20 de julho de 2012

TROCA DE BARRACO GARANTE IDA PARA VILA ALIANÇA

D. Anazir Maria de Oliveira(D. Zica), e Sro Jair de Oliveira(falecido), são oriundos do Parque Proletário da Penha, chegaram em Vila Aliança em 3 de Janeiro de 1964 com 4 filhos as pessoas que vieram para a Vila moravam na Penha em becos, nesta época o governo estava retirando as familias que moravam nos becos para abrirem ruas largas e fazerem saneamentos básico, D. Zica e Sro Jair moravam em rua mas soube que uma pessoa que morava em um beco da comunidade não queria vir para Bangu então D. Zica soube e fez a troca e foi morar no beco para conseguir entrar na remoção para Bangu, segundo D. Zica houve 3 chamada para a mudança, sendo que nas 2 primeiras ela viria para a rua do Caxeiro(atual Criminalista), a assistente social procurou ela  para dizer que a casa não estava mais vazia, ja tinha sido ocupada na terceira chamada D. Zica veio sem saber qual rua ela moraria e chegando uma casa vazia e encontrou a sua atual sadaana rua do Editor, perguntei a ela o que a chamou atenção em Vila Aliança nesta época, ela dissse que antes da mudança ela esteve 2 vezes na comunidade ma vez e 1962 e encontrou um grande descampado apenas tinha as ruas prontas com meio fio e mais nada, para se ter uma idéia não tinha nenuhma residência então da rua do Editor se via toda a comunidade até a taquaral, quase no final de 1962 segunda visita dela á comunidade só tinha uma casa na rua Dro Augusto Figueiredo que era a casa modelo da comunidade e uma das grandes coisas que ela percebeu foi que daria para criar seus 4 filhos, pois 2 nasceram na Vila Aliança com dignidade pois tinha àgua em abundância que havia na época, na penha era abarraco de madeira não havia àgua, em Vila Aliança àgua tinha a vontade o que não tinha era asfalto, transporte e a luz era deficiênte, segunda D. Zica era um lugar ideal para criar seus filhos, D. Zica diz que não se lembra da data mas em  1965 montaram um grupo de mulheres que se reuniam na sede da COHAB que ficava em 2 casas que agora fica o armarinho da praça em frente ao ponto de ônibus 389, lembra que uma das atividades que aconteceram de mai impoortante da época foi a distribuição de brinquedos que foi realizada pela LEGIÃO BRASILEIRA DE ASSISTENCIA(LBA), umas das pessoas que ajudaram D. Zica na época foram D. Claudionorra (falecida) e D. Almerinda, segundo D. Zica uma das coisas que ela vê como herança é a quatidade de crianças que havia e como é atualmente.
POR: EDILSON ADAD

domingo, 15 de julho de 2012

D. EUGENIO E AS PASTORAIS SOCIAIS

Morre no RJ aos 91 anos D. EUGÊNIO DE ARAÚJO SALES, CARDEAL EMÉRITO DO RJ, desde 1971 D. Eugênio foi uma figura que impões respeito e autoridade eclesiástica, tanto no cenário politico como também no cenário religioso, fundador de dezenas de pastorais dentre elas pastoral Operária, do Trabalhador, das Favelas, Domésticas, e do Menor, além da Campanha da Fraternidade mostrando a sociedade sua aproximação com o social ao mesmo tempo reuniu-se com o atual Papa, então Cardeal para assinar um documento em conjunto com dezenas de cardeais da América Latina, onde desarticula todas as intenções do Frei Leonardo Boff de implantar a Teologia da Libertação, defendida pelo Teólogo que tinhan como objetivo de implantar na América Latina inclusive no Brasil uma reforma altamente revolucionária , culminando com Hum ano de silêncio como "castigo" ao Frei Leonardo Boff a partir desse momento vimos crescer na arquidiocese do RJ os movimentos GERAÇÃO 2000 e RENOVAÇÃO CARISMÁTICA, por outro lado um cardeal que defendeu presos politicos inclusive clamando pela libertação de alguns devido sua habilidade politica de conversar com os generais da ditadura que chamavam essas pessoas de comunistas , com 11 cargos no Vaticano era uma pessoa respeitada pelos papas Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II e Bento XVI,podemos dizer que tínhamos um cardeal que simplesmente zelava pelo evangelho de JESUS CRISTO.
POR :EDILSON ADAD