terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Saúde:de 1988 às Organizações Sociais

O que se pode distinguir claramente com a constituição em 1988 é a preocupação com a democracia representativa e participativa na gestão das politicas públicas.Neste ponto a saúde é colocada como base no exercício da cidadania; extrema relevância para a sociedade que diz respeito a qualidade de vida, pois saúde é: completo bem estar, fisico, mental e social, ausência de doenças, individuos terem acesso a alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente saudável, trabalho, renda, educação, transportes, lazer, bens e serviços essenciais. Com direito a participação outorgada pela carta magna a sociedade civil organizada elegem seus representantes(controle social), para fiscalizar e discutir politicas públicas que se respaldam na lei 8080(conselho de saúde) e 8142(conselho distrital de saúde), que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Ùnico de Saúde(SUS) sendo os conselhos:colegiados deliberativos, representativos, da sociedade e de caráter permanente.
Neste contexto, com a reformulação das politicas públicas voltados para a saúde com a participação da comunidade vários avanços foram alcançados, a população enfim conseguiu ter voz nas decisões. A partir deste momento as demandas vinham das comunidades, uma forma de estratégia surgiu denominada "estratégia saúde da familia" um programa onde a partir de um diagnóstico da comunidade e seus habitantes viam-se a real necessidade de implantação de recursos e ações que poderiam mudar o quadro relação saúde-doença na população adstrita uma estratégia voltada para a prevenção de doenças e educação em saúde que se implantava em primeiro plano um programa de agentes comunitários, moradores da comunidade e uma enfermeira supervisora que fariam o trabalho de diagnóstico da comunidade: nº de habitantes, meio ambiente, doenças pré-estabelecidas, educação, saneamento básico etc; e com isso montar estratégia para melhora da qualidade de vida, e numa segunda etapa um programa de saúde de familia, com médicos generalistas, dentistas, enfermeiras, ACDS, ACS para atender a população referida.
Com a vinda do PRONASCI, e com a atual coordenação da CAP 5.1, o quadro de diversas comunidades que a + de sete anos espera a implantação ou a transformação em PSF, agora Clinicas de familia tende a mudar, desta forma a tão sonhada assistência aos nossos moradores terá grande avanço no exercício da cidadania que é a saúde presente.Esperamos que haja da parte da equipe escolhida pela atual coordenadora da CAP 5.1 Tatiane Caldeira, esforço, comprometimento, parcerias com as associações de moradores que sempre estiveram presentes na concepção do programa em nossa AP. Com a chegada das Organizações Sociais torcemos para que haja uma melhoria na saúde de nossa população, apesar de ser a favor da saúde pública, penso que essas OS tem uma responsabilidade, principalmente sendo a CAMPO a OS vencedora na abertura dos envelopes seus diretores são pessoas históricas nas politicas públicas de nossa cidade, como conselheiros de saúde temos que fiscalizar, para que mesmo sendo a saúde de nossa cidade responsabilidade de terceiros que essa saúde seja real e esteja ao alcançe de todos.
EDILSON ADAD
CLAUDIO CRUZ(Colaborou com esse editoriaL)

4 comentários:

  1. Parabens pelo blog ,e que essa saúde seja real e esteja ao alcance de todos ,pois na area da saude tá precario , o povo tá sofrendo ! um grande abraço Elisangela Amorim ( baixinha)

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente parabéns pelo blog;o editorial está perfeito!!! Estamos sempre na expectativa de uma saúde melhor de acessibilidade universal, sem descriminação social e resolutiva a assistencia prestada ao individuo e a coletividade. Ainda que com a implantação ESF conjugada a clínica da família haverá necessidade de dedicação politica para que ultrapassemos o conceito apenas de estrategia para uma pratica fidedigna.
    Grande abraço !!!!

    ResponderExcluir
  3. caro amigo,espero que esta sua atitude seja estimulada e que tenha uma macro visâo de esclarecimento para uma parte da população de nosso bairro.
    sendo assim,mesmo quando voçê pensar que a sua voz não esteja alcançando o seu objetivo não desista ,pois quando aplicamos veemente uma determinada força de vontade a um fim se não atingirmos o alvo com certeza faremos coisas maravilhosas.
    parabéns!
    NÃO DESISTA NUNCA.

    ResponderExcluir
  4. É bom saber que existem pessoas competentes fiscalizando o cumprimento dos direitos dos cidadaos `a saúde. Embora, tudo que está na lei não seja cumprido à risca, não podemos negar que tivemos algumas melhoras. falo isso na perspectiva de morador de uma cidade do interior.

    Também sabemos que nem sempre prevalece a vontade da maioria mas, seja como for, esperamos que o que é de direito nos seja realmente dado. Afinal, são a saúde eo dinheiro do povo que estão em questão.

    ResponderExcluir