terça-feira, 27 de abril de 2010

Dia 27 de Abril dia das trabalhadoras Domésticas

A luta para melhorar as condições do trabalho domésticos no Brasil, teve inicio na década de 60, no Rio de Janeiro, por um grupo de empregadas domésticas, preocupadas com a forma de injustiças em que se encontrava a categoria.
Foi com espirito de conscientizar e despertar a categoria para lutar por melhores condições de trabalho e de tomada de consciência dos direitos trabalhistas, que estes grupos de mulheres, com o apoio da igreja católica, através da A C O (Ação Católica Operária) Movimento Religioso do qual pertenciam, fundaram no ano de 1960 a primeira Associação de Empregadas Domésticas no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Com o objetivo de lutar de forma organizada pelo direito de igualdade aos demais trabalhadores na Lei trabalhista.
Foi a partir dai que a categoria de Empregadas Domésticas deu inicio á sua caminhada de luta em busca do reconhecimento da profissão de trabalhadores Domésticos.
A organização foi crescendo, Associação foram fundadas em outros municipios do Rio de Janeiro se estendendo para outros estados, tais como: São Paulo, Minas Gerais, e Recife.
Encontros municipais, Estaduais e regionais, seminários, foram sendo realizados para despertar de consciencia e engajamento da categoria na reenvidicação dos direitos no que resultou na primeira conquista de direito da categoria em 1972 que foi o direito a carteira assinada e a previdência social.
Em 1988, como fruto de participação ativa da categoria na Assembléia Constituinte, juntamente com outras entidades e movimentos Sociais. Em 1989 foi fundado o primeiro Sindicato de Trabalhadores Domésticos do Brasil, no Municipio do Rio de Janeiro, levando a categoria a maior conquista da classe trabalhadora em relação aos direitos trabalhistas.
A luta vem continuando ao longo dos anos em busca de real direito de igualde aos outros trabalhadores, pois falta ainda muito a conquistar. Hoje as empregadas domésticas estão organizadas em associações e sindicatos, das várias regiões.
No Rio de Janeiro, além da capital, em Nova Iguaçú e Volta Redonda 27 de Abril dia Nacional da trabalhadoras Doméstica dia de Santa Zita escolhida como padroeira da categoria por ter dedicado sua vida a Religião e a Ação concreta das necessidades que se apreentava na época.

Por: Anazir Maria de Oliveira (D. Zica-ex pres. da Associação das Empregadas Domésticas do RJ)
Edilson Adad.

Um comentário:

  1. COM CERTEZA É UMA CLASSE DAS MAIS TRABALHORAS QUE CONHECEMOS, E D. ZICA, UMA DAS MAIS DIGNAS REPRESENTANTES DESSA CLASSE. SOU FÃ DE D. ZICA.

    MULHER BATALHADORA, INCANSÁVEL E QUE LUTA DE CORAÇÃO POR AQUILO QUE ACREDITA.

    QUE DEUS A ILUMINE SEMPRE.

    ResponderExcluir