domingo, 20 de novembro de 2011

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA-VIVA NOSSOS ATUAIS ADIDOS CULTURAIS

Neste dia 20 de Novembro DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, ou dia em homenagem a ZUMBI DOS PALMARES, lembro que um negro lutou contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam a resistencia ao sistema escravista e tambem uma forma coletiva de manuntenção da cultura africana aqui no Brasil . ZUMBI lutou até a morte pela liberdade de seu povo. No final dos anos 80 foi erguido na praça XI Centro do RJ um busto em homenagem a ZUMBI, pedido feito pelo ex deputado ja falecido José Miguel que me confidenciou certa vez que esse busto não era de Zumbi mas sim de um príncipe negro, sendo ou não até hoje são realizadas homenagens nesta data diante do busto no centro do RJ, mas diante da história de Zumbi, neste dia da consciência negra gostaria de lembrar de pessoas que atualmente lutam pela consciência de sua classe ou comunidades, no estado ou no pais, nas comunidades essas pessoas não são reconhecidas nacionalmente mas conseguem plantar "mudas"de consciência pela luta de classe,grupos e gostaria de homenageá-los nesta data:
Da. ANAZIR MARIA DE OLIVEIRA(D. ZICA)- Moradora de Vila Aliança-RJ nos anos 70 conseguiu entrar para o Sindicato das Empregadas Doméstica do RJ, sendo presidente, ela disse que encontrou um sindicato fechado para a classe pois as pessoas que ali estavam teriam receio da repressão militar dos anos 70, o objetivo de D. Zica era levar o sindicato para as ruas apesar da resistencias de algumas diretoras Da. Zica conseguiu seu objetivo e hoje este sindicato conseguiu várias conquistas graças a luta principalmente de Da. Zica.
LUDUGÉRIO SILVA-( Pres. do Conselho Distrital de Saúde de Bangu), que juntamente com dezenas de conselheiros tentam lutar por uma saúde de qualidade para uma população que as vezes não tem acesso a elas, infelizmente muitas das vezes não podem fazer muitas coisas, pois dependem da iniciativa do pode legislativo e executivo dos tres poderes.
JUDITH MARIA DE FREITAS(ex conselheira tutelar e ex pres. da associação de moradores de Vila Aliança)- Sempre lutou pela socialização das crianças e adolescênte, trabalhou na CASA DAS MENINAS no bairro do Estácio, casa esta construida pelo então governador Leonel Brizola, com o apoio da primeira dama do Estado Neuza Brizola, onde meninas de rua dormiam e recebiam apoio psicológico, lembro que através de Judith uma dessas meninas conseguiu uma moradia e saiu da marginalidade social.
CARLOS SANTANA(ex deputado federal)por quatro mandatos conseguiu ser a voz como ele sempre diz "peãozadas", do sindicato dos metalúrgicos, começou no grêmio estudantil de seu colégio e conseguiu permanecer durante 16 anos no congresso nacional aprovando leis para as classes trabalhadoras.
TIÃO SANTOS( Fundador da AR LIVRE- ASSOCIAÇÃO DE RÁDIOS COMUNITÁRIAS) Tião Santos que no momento está no VIVA RIO, fundou pelo Brasil centenas de Rádios Comunitárias, fazendo com que iniciasse a luta pela democrátização das telecomunicações.
SAMUCA(CENTRO CULTURAL A HISTÓRIA QUE EU CONTO)- Samuca como ele sempre conta que no inicio dos anos 80 estava na marginalidade, procurado pela justiça cumpriu sua pena e hoje trabalha pela inserção de jovens que estão na marginalidade através da cultura. Inclusive participou de uma novela da TV GLOBO dando seu depoimento.
BARTOLOMEU(CENTRO CULTURAL A HISTÓRIA QUE QUE EU CONTO), organiza biblioteca comunitárias, e sempre diz que é através da leitura que poderemos libertar os povos.
BINHO(CENTRO CULTURAL A HISTÓRIA QUE EU CONTO)- Organizava em sua casa o Quilombo dos poetas, biblioteca comunitárias para as pessoas principalmente às crianças que necessitavam de leitura, hoje ele coordena o Centro Cultural que é umas das referências de cultura de Bangu, conseguiu através da prefeitura uma escola de madeira que foi desativada e seria demolida, hoje será construida neste local a estação do conhecimento.
poderia falar de outras pessoas mas fica a homenagem aos ZUMBIS das cidades dos bairros e dos paises que lutam pela liberdade de um povo.
POR: EDILSON ADAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário