domingo, 18 de novembro de 2012

ANIVERSÁRIO DE VILA ALIANÇA

A pelo menos 1 ano começei a contar a história de 50 anos de fundação de Vila Aliança, estou conversando com os primeiros moradores que chegaram nesta comunidade a partir de Dezembro de 1962, mas a comunidade tem uma história OFICIAL e uma data de inauguração oficial, neste sentido estou postando hoje essa história oficial com a data,mas continuarei a conversar com os moradores que chegaram em Dezembro de 1962, muitas são as histórias , fique agora com a história oficial da inauguração de nossa comunidade.
EDILSON ADAD

Vila Aliança (também chamada de V.A ou Vila por seus moradores) é um bairro não-oficial da cidade do Rio de Janeiro, que oficialmente faz parte de Bangu.[1] Devido a circunstâncias históricas e culturais, é considerado por muitos como uma favela, ainda que seja totalmente urbanizado. A Vila Aliança está localizado na divisa com o bairro de Senador Camará, sendo compreendido entre as ruas do Farmacêutico, Antenor Correia e a Estrada do Taquaral. [1]

Índice

[esconder]

[editar] História

Em 1961, o presidente americano John Kennedy, dando seguimento à urbanização da cidade, idealiza a Aliança para o Progresso[1], projeto de cooperação técnica e financeira com países da América Latina com a clara intenção de impedir que revoluções como a cubana se espalhassem. No Rio de Janeiro, o governo Carlos Lacerda utilizou esse apoio para criar três sub-bairros: Vila Aliança e Vila Kennedy em Bangu, Cidade de Deus, em Jacarepaguá.
A área onde está a Vila Aliança era então um enorme laranjal, que abastecia todo o estado. Na década de 60, as árvores cederam lugar para o primeiro conjunto habitacional da América Latina.
O governo então retirou famílias do Morro do Pasmado no bairro de Botafogo, do Morro do Pinto e da Favela do Esqueleto, realocando-os na nova comunidade.
No dia 7 de janeiro no ano de 1964, a Vila Aliança foi oficialmente inaugurada pelo então governador Carlos Lacerda, sendo seu nome uma homenagem à Aliança para o Progresso, e seguindo padrões arquitetônicos internacionais, com ruas amplas que mais pareciam grandes avenidas e outras mais estreitas com características de vilas que integrariam a vizinhança, tudo com auxilio técnico ao operário e à pequena indústria, visando, segundo seus idealizadores, fomentar o desenvolvimento econômico e social.
Com o decorrer dos anos, a comunidade passou a ser dominada pelo tráfico de drogas, sendo palco de conflitos entre traficantes.[2]

[editar] Na Vila

Na Vila Aliança, os nomes das ruas são nomes de profissões, em homenagem ao trabalhador brasileiro.[1] É uma das comunidades mais humildes e de menor poder aquisitivo de Bangu, detendo um dos piores IDH da cidade do Rio de Janeiro. Outras localidades, como o Bairro Nova Aliança, Conjunto Moça Bonita, Conjunto Taquaral, e o Bairro Araújo e as favelas do Caminho do Lúcio, Minha Deusa, Mangueiral, apesar de estarem nas vizinhanças, não fazem parte da Vila Aliança.

[editar] Cultura

No bairro ficava situado o bloco carnavalesco GRBC Boêmios de Vila Aliança que ja chegou a desfilar no grupo de acesso do carnaval.[carece de fontes?]
Além disso, foi berço do grupo musical Mistura Fina, do grupo caipira Show Da Progresso, além de outras atividades culturais, como a "Blecota", o "Frevo Mulher" e a festa junina da Praça do Aviador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário