terça-feira, 29 de julho de 2014

SECRETÁRIO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DO RJ DIZ QUE ALGUNS MÉDICOS NÃO SABEM REALIZAR PRÉ-NATAL NA REDE DE SAÚDE.
Secretário de Saúde do Rio de Janeiro
Drº Daniel Soranz

No sábado  dia 26 de julho o Conselho Distrital de Saúde de Bangu recebeu em sua plenária mensal o novo secretário de saúde do Município do RJ Drº Daniel Soranz.


Que informou sobre a doação de 130 Milhões feito pela Câmara de Vereadores à Secretaria Municipal de Saúde, exclusivamente para ser aplicada na construção da Clínicas de Família, com isso as obras das referidas Clínicas de Vila Aliança e Vila Kennedy recomeçaram.
Disse que precisa aprovar o mapa de construções até 2016 com novos territórios para atender as comunidades, previsão de inaugurações das clínicas será para julho de 2014.

Disse que não há previsão para inauguração da CAPS AD 3 que nem estar no planejamento.

Houve muitos avanços na saúde em 2008 havia no caixa da mesma 2 Bilhões que era repassada  hoje temos 4 Bilhões.

Sobre a contratação de ACS pela prefeitura, para criar o cargo de ACS no Município temos que demitir os 4 mil agentes  para abrir concurso. com isso podemos comprometer todo o trabalho realizado até hoje pelos que estão, pois com certeza muitos desses ACS poderão não se classificar e os novos deverão passar por um curso de formação e essa parada poderá comprometer o trabalho, temos uma lei no legislativo que garante que podemos continuar com as Organizações Sociais(OS), a procuradoria nos autoriza e  existe uma lei que também autoriza manter os ACS por CLT.

Sobre o atendimento aos detentos do complexo de Gericinó, até janeiro de 2014 o SASE fazia este atendimento, mais o MP ordenou que esses detentos entrassem também no SISREG, neste sentido todos poderão ser atendidos em qualquer CMS do RJ.

Sobre as Clinicas Conveniadas. só pagaremos os que entrarem em atendimentos através do Sistema de Regulação(SISREG)

As UPAS 24 horas da prefeitura, estão distantes da mesma e dos Conselhos de Saúde, com isso ficam distantes e não conseguiremos compartilhar os problemas nos CODS, estou preparando uma estrutura para fazer a gestão das UPAS que tem uma receita mensal de 1.200Mil/Mês

Segundo o secretário, há enfermeiros que não sabem aplicar uma BCG e médicos que não sabem fazer um Pré Natal, há profissionais que saem da faculdade e não passam por uma unidade de atenção básica em emergência por isso não tem essa prática.

Teremos 100 vagas de residência na prefeitura.
No concurso de 2017 abriremos 1000 vagas para residência para termos pessoas + qualificadas na rede de Saúde do RJ.

Entro nas redes sociais para ver o que as unidades estão realizando e há pessoas que fazem piadas com a saúde, essas piadas as vezes atrapalham a organização do sistema de saúde, enviaremos as listagens de horas oferecidas pelos profissionais para que os gestores fiscalizem os mesmos.

Enviaremos aos usuários uma caderneta de horas, para que no futuro eles possam fazer as cobranças devidas.

Sobre a Lei 12994/14, onde a presidente da república Sancionou, passando todos os ACS para a prefeitura acabando com as OS, ele diz que logo que receber o repasse nacional de verba irá aumentar o piso salarial dos mesmos, mas continuaremos com as OS administrando o RH dos Agentes Comunitários de Saúde do Rio de Janeiro.


Disse que as escolhas dos nomes as novas Clínicas de Família, é de competência da casa civil e do gabinete do prefeito mas temos visto ultimamente que o prefeito esta escutando muito as comunidades nestas escolhas, então não custa nada tentarmos.
POR: EDILSON ADAD

Edilson Adad
Conselheiro Distrital de Saúde de Bangu


















Nenhum comentário:

Postar um comentário