terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O SIGNIFICADO DA QUARTA FEIRA DE CINZAS

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário Cristão Ocidenal. A cinza que os Cristãos Católicos recebem neste dia é um símbolo para reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita a morte.
Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os Domingos (que não são íncluidos na Quaresma); ela ocorre quarenta e seis dias antes da Sexta-Feira Santa contando os Domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março. Alguns Cristãos tratam a Quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade missas são realizadas tradicionalmente nos dias nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside a cerimônia. O padre marca a testa de cada membro com cinzas, deixando uma marca que o Cristão normalmente deixa em sua testa até o pôr do sol, antes de lava-lás. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante a Deus. No Católicismo Romano é um dia de jejum e abstinência como é o primeiro dia da Quaresma , ele ocorre um dia depois da terça feira gorda ou mardi gras, o último dia da temporada de carnaval. A igreja Ortodoxa não observa a quarta feira de cinzas, começando a Quaresma já na segunda feira anterior a ela.

Um comentário:

  1. Bela explicação sobre esse tema que muitas vezes não é vivido nem levado a sério como deveria, infelizmente, até pelos próprios católicos.

    Uma boa mensagem como esta ajuda muito na reflexão desse tema e tempo tão importantes para nós.

    Valeu demais.

    ResponderExcluir