terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

BULLYING:A RELAÇÃO DAS CRIANÇAS COM O AMBIENTE ESCOLAR MERECE ATENÇÃO

É tempo de volta ás aulas, e a rotina recomeça. Material escolar comprado, uniforme lavado, despetador programado. Mas o retornar ao colégio, rever colegas , nem sempre é motivo de alegria para algumas crianças. E os pais, ás vezes, não dão muita atenção a esse comportamento dos filhos, que pode ter razões bastante complexa.
Uma delas atende pelo nome de bullying. "bullying" seria todo tipo de agressão, desde que seja intencional, repetida, programada e sem um motivo aparente, praticada por um grupo de jovens, contra uma criança ou duas em desvantagem numérica, que causa sempre intimidações, medos, danos fisicos ou materiais. Normalmente, acontece em um ambiente escolar porque é um lugar frequentado todo dia. Esse tipo de agressão pode ir desde uma brincadeira, ironias, apelido, até uma ação fisica como chute, empurrão e pancada. A pratica do bullying surge devido a uma série de circunstâncias, umas delas, importante, é a falta de formação em valores na familia. Essa formação começa no ambiente familiar e deve ser estender depois para a escola. Não quer dizer que, obrigatoriamente, toda criança que não recebeu uma formação moral vai acabar praticando o bullying, porque, além disso, uma série de caracteristicas pessoais influencia.
Edilson Adad

Um comentário:

  1. Sábias palavras caro Edilson.

    Há também um detalhe que eu percebi que, até certo ponto,era comum de ser observado: as mães queriam que os filhos voltassem educados da escola; lembremos a seguinte indagação das prórias mães quando de uma pirraça do filhos: "e isso que você está aprendendo na escola, menino?"

    Por outro lado, quando a criança não se comportava bem na sala de aula, a professora logo perguntava: " Sua mãe não te dá educação em casa, não?

    Vemos assim que uma esperava que a outra educasse a criança. A mae esperava pela professora e, a professora esperava pela mãe. E a criança que era o objeto da educação, acabava sendo vítima da falta de educação das duas.

    Oxalá esse quadro não seja mais negro!!!

    ResponderExcluir