quarta-feira, 26 de maio de 2010

A escola como ela é, a escola como deve ser.EM RUBEN BERTA 40 anos na educação de Vila Aliança.

Vivemos hoje um dilema nas comunidades , escolas com turmas lotadas e as vezes com mínimo de pessoal de apoio o último concurso público para Agente Educador(antigo inspetor de alunos), foi a 3 ou 4 anos passados e a direção das escolas às vezes tem que se "virar nos 30" para dar conta da direção e disciplina ,para obtermos um resultado satisfatório precisamos de um conjunto de medidas para resolvermos o dia a dia das escolas.
Neste ano a EM Ruben Berta, completará 41 anos de fundação em Vila Aliança, nossa escola era vista nos anos 70 como uma das escolas mais disciplinadas do antigo 17º DEC hoje 8ª CRE, pois tínhamos um diretor (profº Almir Silva) chamado de disciplinador e por incrivel que possa parecer muitas turmas conseguiram bom aproveitamento, tínhamos sim alunos com mal comportamento, mas sabia que poderia esperar algum castigo por parte da direção da escola, desde ficar formado no pátio externo durante minutos a ter que ir para o gabinete do diretor levar uma bronca do mesmo, e isto sim era o fim para qualquer aluno, sim tínhamos um censo de reponsabilidade, com o advento do ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCÊNTE e a formação do CONSELHO TUTELAR, muitos deveres dos alunos passa despercebido o aluno não pode ficar suspenso nem expulso da escola, castigo é anti pedagógico, o aluno sente uma liberdade de fazer o que quer, desmente o professor e fica por isso mesmo a presença da familia sempre foi importante e não pode ficar condicionado ao recebimento de bolsa familia ou outra ajuda do governo, tem que ser uma parceria sem interesses "A familia educa, a escola ensina", bem, podemos dizer que nos anos 70 a escola Ruben Berta como outra tinha uma equipe multi disciplinar que dava liberdade ao diretor de cumprir sua tarefa de direção perante os alunos eles até visitavam os alunos faltosos em casa, para resgatá-los para a mesma, hoje a diretor tem que ir até para a sala de aula para cobrir falta de professor, além de muitos profissionais readaptados que não tem mas condições de trabalhar com afinco, neste sentido a disciplina fica comprometida e a educação ainda mais, como poderemos cobrar desempenho de uma escola sem estrutura humana para o serviço.
EDILSON ADAD

3 comentários:

  1. Meu amigo, pelo exposto acima podemos constatar a gritante diferença entre a eucação que recebemos e a que é dada agora.
    Não só tínhamos um diretor disciplinador, como também excelentes professores. Percebe-se, nitidamnete, que a qualidade do ensino, não só não evoluiu, como também regrediu, o que é inadmissível, sendo o Brasil um país com um número tão grande de professores, sendo uma grande parte deles fora de suas funções educacionais.
    Penso que nossa antiga E.M. Ruben Berta, já deveria ter passado por um processo de modernização, visto que suas instalações não se adequam aos padrões de exigências da acessibilidade que se faz necessárias no ensino moderno. O prédio é antigo e carece de reformas urgentes, para que possa acompanhar a evolução dos tempos.
    Espero que a V. Alinça não fique fora dos planos da educação que tanto se apregoa em nosso país.

    ResponderExcluir
  2. Sim Edson o modelo da Ruben Berta é antigo, os novos modelos de hoje tem rampa e até elevador, o que poderia tentar era adequar a escola á nova realidade, sobre o ensino, a escola quer dizer as direções estão "subjugada" ao estatuto da criança e do adolescente que da mais direitos e não cobra deveres ao aluno com certeza caso o Profº Almir fizesse hoje como ele fazia antigamente ele ja estaria sendo denúnciado ao MP.

    ResponderExcluir
  3. Bom, meu amigo, diante desse impasse, só me resta perguntar: estamos progredindo ou regredindo na nossa educação? O que é educacionalmente mais correto: usar austeridade, sempre que preciso for, para educar ou dar toda liberdade para que o aluno faça o que bem entender?
    Será que o aluno que vai para escola tem o direito de burlar as regras devido à liberdade, às vezes exagerada, que lhe é imputada?
    São essas e outras questões que tem que ser explicitadas o quanto antes, para que não tenhamos um sistema educacional modernamente equivocado.
    Durma com um barulho desses...

    ResponderExcluir