terça-feira, 1 de junho de 2010

A escola como ela é, a escola como ela ela deve ser, ex alunos da EM RUBEN BERTA falam com carinho e lembranças da escola que estudaram.

Hoje a escola passou a ser uma extensão definitiva da casa de alguns alunos que tem seus pais ausentes no dia a dia por conta do trabalho, os filhos as vezes só tem o final de semana para ficar com eles quando estes vão para o futebol, pois como alguns dizem "O final de semana é meu, pois trabalho muito e tenho o direito de me divertir". Os filhos passam a almoçar na escola e agora com a chegada do projeto "mais educação", os alunos permanecem no contra turno para participar do mesmo e acabam permanecendo durante o dia, bem, as vezes é melhor assim do que ficar em casa sozinho fazendo não sei o que, o profº Darci Ribeiro ficaria feliz se ainda estivesse em nosso meio, pois foi ele o idealizador dos CIEP em horário integral a responsabilidade da escola tambem aumentou pois a demanda de alunos no dia a dia da escola esta maior e mais alimetação, apesar que hoje o aluno não está interessado nas aulas convencionais, mas sim em aulas com conteúdos mas lúdicos as aulas poderiasm ser mas prazerosas.
Lembro que quando estudava na EM Ruben Berta, tínhamos aulas de canto coral, e participava de treinos de Handebol, retornava a escola com prazer a tarde, durante as aulas ainda participava de educação para o lar e técnicas agrícolas, conversando com a atual diretora da EM Ruben Berta, profª Silvanea, chegamos a conclusão que hoje há a necessidade do retorno destas disciplinas estamos vendo nossos alunos á procura de cursos nessas áreas fora da comunidade a SME poderia implantar em algumas escolas esses programa com certeza os alunos participariam com mais interesse , pois a contrapartida para a participação nestes cursos seria a assiduidade nas aulas convencionais da escola, outro momento seria a familia , partindo do principio que a familia é a célula da sociedade o futuro desta estaria preocupante ou se constrói hoje uma familia sólida para termos uma sociedade sólida ou teremos uma sociedade fadada ao fracasso sem regras com adultos sem limites.
O vereador Adilson Pires, ex bancário e ex aluno da EM Ruben Berta disse"... Minha passagem como aluno desta escola me ajudou a compreender que a educação é a base para nossa vida",a psicóloga Miriam de Oliveira, outra ex aluna da escola tambem disse"...estudar no colégio Ruben Berta , com certeza me possibilitou na realização dos meus sonhos..." por isto nos próximos anos precisamos pensar como familia para daqui a 10 anos algumas pessoas possam ir a público e contar histórias interessantes sobre a escola pública em sua vida e sentir orgulho dela.
Edilson Adad.

Um comentário:

  1. Olá meu amigo Edilson.
    Realmente E.M.Ruben Berta foi um marco importante na vida dos seus ex-alunos. Por incrível que pareça, um dos dias que eu mais gostei de ter aulas, era segunda feira. Muitas vezes nesse dia, eu ia para escola animado, cheio de vontade de estar em sala pois, sem dúvida, era dos dias em que as aulas eram mais agradáveis. Por mais incrível que pareça ainda, minha mãe era muito mais entusiasta da Ruben Berta do que eu. Ela tinha grande admiração pelo diretor da época, por causa da sua forma considerada eficaz de conduzir o ensino daquela escola.
    Sem dúvida, também tenho que admitir a importância que a mesma teve em minha formação. Lembro que tínhamos alunos de város bairros da Z. Oeste. Éramos como que referência nessa área.
    As aulas citadas por você, eram como um diferencial no currículo escolar. Tenho a impressão que o ensino era mais voltado para o lado da formação do caráter do aluno, sem deixar de lado os valores socias que são importantíssimos em qualquer sociedade, principalmente na de hoje, um tanto quanto conturbada e necessitada de formadores de cidadãos e de cidadãos bem formados.
    Espero que em breve possamos vislumbrar uma escola melhor do que a que tínhamos. E isso não é uma missão nada impossível, pelo contrário, com um pouco de boa vontade e esforço de todos, chegaremos a um modelo de escola ideal. Uma escola humanizadora da sociedade, sem esquecer da família, parte essencial nesse projeto.
    Abraços.

    ResponderExcluir