terça-feira, 6 de julho de 2010

A escola Ensina, A familia Educa. IDEB: EIS A QUESTÃO.

A Escola "João de Deus" na Penha, RJ obteve a média 6 na prova IDEB, fruto do comprometimento dos professores, pais, comunidade e alunos uma escola que não dispõe de recursos como computadores em salas de aula e mais do que isso os professores são da mesma rede de ensino municipal de todos os outros é claro que dentro desse conjunto de problemas entra a melhoria salarial dos professores, estrutura para trabalhar, agora qualquer profissional tem que ter o dom para o seviço fazer com prazer ter ânimo para o que faz os pais também tem que ser responsaveis não é deixar o aluno na escola e pronto e só "retornar no final do ano" a parceria é importante com os pais, A ESCOLA ENSINA A FAMILIA EDUCA", o que vemos hoje é a possibilidade do resarcimento de um pouco + de 140,00 para manter o aluno na escola é a necessidade que fala mais alto não existe mais a preocupação com a educação simplesmente , estava em uma escola quando conversando com um responsavel na sala de leitura ele deparou com uma caixa de livros enviados pelo FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação), dezenas de livros do filme HARRY PORTER e outros classicos de nossa literatura todos para ficarem a disposição dos alunos na sala de leitura, em nossa época 20 ou 30 anos não sabíamos nem o que era isso, tínhamos que pagar caixa escolar para ajudar a escola ou até a professora de português mandava comprar livros para fazermos prova, lembro-me até de alguns como: XISTO NO ESPAÇO, A ILHA PÉRDIDA, entre outros hoje o aluno tem tudo em suas mãos mas são poucos os alunos que usufruem desse direito, por isso precisamos juntar forças e responsabilidade para mudar essa situação o novo índice do IDEB mostra claramente o EST. DO RJ caiu muito no indice, segundo a secretaria de educação do estado do RJ, isto foi devido ao projeto da gestão passada da prefeitura do RJ que implantou a aprovação automática e milhares de alunos foram para o ensino médio praticamente sem saber nada afinal de contas era só frequentar as aulas e passar de ano do 6º ao 8º ano, sim ou mudamos o IDEB ou cairemos ainda mais no índice, para isso precisamos de empenho de todos, eu disse DE TODOS.
EDILON ADAD

3 comentários:

  1. Você tem toda razão meu amigo. Tem que haver um esforço conjunto para nossa educação melhor seu nível e, esse eforço nãoisenta ninguém de participar. É claro que cada um tem suas responsabilidades; juntando cada uma delas, a diferença será feita e haverá progresso educacional em nosso estado e cidade.

    Importante também é fazer com que os alunos se sintam atraídos para que seu desempenho seja mais satisfatório ainda. Seria bom inventar fórmulas eficazes de se ensinar os alunos a gostarem de estudar. Não só fazê-los descobrir e gostar das novidades disponíveis, mas também, fazê-los descobrir a própria inteligência. Fazê-los descobrir que são capazes.

    Forte abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. OK Edson existe hoje o programa "mais educação" em algumas escolas onde eu tb sou coordenador na ruben berta, isso é para atrair os alunos, mais ainda falta muito para isto acontecer.

    ResponderExcluir
  3. Exato amigo, só não se pode desanimar. Perseverança sempre.

    ResponderExcluir