sábado, 13 de junho de 2015

XII CONFERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE DA A.P 5.1 BANGU
DIA 13 DE JUNHO DE 2015
COLÉGIO FEDERAL PEDRO II- REALENGO

Drº David Salvador, Pres. do CODS Silva e a Coordenadora da CAP 5.1 Tatiane
Iniciamos nossa Conferência, onde o coordenador técnico do Conselho Municipal de Saúde Drº David Salvador chama á mesa o Presidente do Conselho Distrital de Saúde de Bangu Ludugério Silva  a Coordenadora da CAP 5.1 Tatiane Caldeira, Srª Fátima representante do Secretario de Saúde do RJ, Drº Daniel Soranz.
Srª Fátima saúda a todos os presentes  e pede para que saia dessa conferencia muitas propostas para levarmos para a Conferência Municipal de Saúde do RJ dias 17,18 e 19 de Julho.

Coordenadora Tatiane Caldeira-
Cumprimenta a todos os presentes, cita o tema da Conferência Nacional e diz que as pessoas nos procuram pedindo favor e não é bem isso, mas sim uma obrigação diz que está a 14 anos na saúde de Bangu e sabe de mutas histórias, diz que Bangu não era prioridade da prefeitura nesta época, mas com a articulação da CAP com  o Conselho Distrital e parceria com a bancada politica de Bangu que é muito grande conseguimos chegar a 64% de implantação da ESF na região são 114 equipes de saúde da família isso só foi possível pois houve bastante discussões entre o CODS e a CAP. 5.1.
Infelizmente duas situações atrapalham nossos trabalhos, primeiro é a violência que tem atrapalhado o trabalho de nossas equipes e está acontecendo nas áreas que precisamos implantar os serviços, estamos trabalhando de forma interna e reduzida devido a violência. Inclusive com o falecimento de uma ACS na área de bala perdida e que agora da o nome de uma Clínica da Família disse que a CAP está aberta a discussões, em nossa área já há duas clínicas para serem inauguradas ainda esse ano e quatro para 2016, temos um consultório de rua que faz um trabalho magnífico, espero termos um dia de trabalho brilhante e respeitoso para que possamos ir forte para a Conferência Municipal de Saúde em Julho.
Bessa, Drº Guilherme, Vereador Paulo Pinheiro e Drº Valcrer- Médico Sanitarista
APÓS A MESA DE ABERTURA, FOI CHAMADO O PRIMEIRO PALESTRANTE.
Drº  VALCRER (MÉDICO SANITARISTA)
SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE PARA CUIDAR BEM DAS PESSOAS.
Qualificação de Atenção Primária, Educação em Saúde, Desenvolvimento Cientifico tecnológico do SUS.
-Os impasses e desafios do SUS e da saúde pública Brasileira não estão circunscrito ao setor.
-Saúde com fator estruturante é importante articulador de políticas públicas.
-Necessidade de avanço e conhecimento cientifico, industrial, tecnológico de inovação
-Desafio de aliar crescimento econômico, equidade e inclusão social.
DESAFIOS PARA A ATENÇÃO A SAÚDE.
-Defesa de seu caráter público
-Reconhecimento da determinação social do processo , saúde, doença.
-Adequação do SUS a continuada transição demográfica e epidemiológica.
O PMAQ funciona por meio das indução de processo que buscam aumentar a capacidade das gestões Municipais, Estaduais e Federal em conjunto com as equipes.
Premissas para a Educação Instituições de ensinos(Universidades, faculdades, Escolas Técnicas entre outras).
DESAFIOS DE DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
Os temas da CT&I e saúde devem ser compartilhada com o cidadão.
"As redes monopolistas de comunicação não nos ajudam no País".
CARLOS ALBERTO BESSA- REPRESENTANTE DOS USUÁRIOS
Diz que os Conselhos Distritais foram criados em 1990, mas que neste percusso até hoje estamos fracos devido a muitas questões, sem querer entrar na questão acadêmico.
As vez somos impedidos ou podados de fazermos nossos trabalhos as demandas vem das comunidades e temos que perceber isto tudo, somos dez áreas e precisamos rever tudo isso temos que dar apoio a eles as vezes passamos por certos problemas que não deveríamos ter passado o conselho precisa dos usuários das ONGS e não conseguimos, pois estamos muito fraco isso que eu acho, existe a lei  dos conselhos mas as vezes nada é concretizados o que aprovamos não é levado adiante é uma pena que as pessoas estão aqui discutindo essas questões aprovamos o relatório e não é colocado em prática.
"PRECISAMOS REMODELAR OS CONSELHOS DE SAÚDE, FICAR MAIS PRÓXIMO DA COMUNIDADE"
CARLOS BESSA.
VEREADOR PAULO PINHEIRO DA COMISSÃO DE SAÚDE DA CÂMARA DE VEREADORES
Participei da 1ª Conferencia Municipal de Saúde na Gestão do Saudoso Secretário de  Saúde Ronaldo Gazola, sempre participei dos conselhos das áreas
Os órgãos tem que entender que eles tem que ser questionados, pela sociedade, não pode haver desrespeito das autoridades na relação a isto.
Não sou contra as Clínicas da Família,  nem a nenhum projeto mas temos que discutir o que acontece lá dentro.
Não adianta prédios bonitos, pois quem trata das pessoas são os médicos e os enfermeiros.


Dº GUILHERME- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RJ
Fui chamado para participar de um  debate no projetos DAMAS, que trabalha com travestis do RJ, foi muito bom mas o que falta neles é a informação, sou médico de família, quando me formei fui para o Ceará, pois aqui não tinha nenhum projeto, trabalhei por lá alguns anos, quando retornei fiquei muito feliz, pois havia muitas coisas. fui chamado para trabalhar na secretaria de saúde, quando eu estava na clínica da família da Rocinha,  chamei os usuários para discutir assuntos  ligados a saúde e ví que eles não sabiam nada sobre o SISREG, após isso tirei todas as dúvidas deles.
Edilson Adad- falando na plenária
Coordenadora Tatiane Caldeira, respondendo ao Urquilei Pinheiro
Conselheiros no final da conferencia



Presidente do CODS Silva na Plenária da Conferencia
Foto da Plenária da Conferencia
Conselheiros da AP 5.1 na Plenária  da Conferencia
Grupo de trabalho GESTÃO DO SUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário