quinta-feira, 23 de julho de 2015

HISTÓRIA DOS 50 ANOS DE FUNDAÇÃO DA PARÓQUIA MENINO JESUS DE PRAGA-BANGU-RJ

PADRE GIVANILDO LUIZ DE ANDRADE



Padre Givanildo(ex padrem de Vila Aliança)
adadedilson- Estamos continuando com a série de entrevistas alusivas aos 50 anos de Paróquia Menino Jesus de Praga com o Padre Givanildo, ex pároco desta paróquia e que vocês irão conhecer um pouco da história da chegada dele em Vila Aliança.

Pe. Givanildo- Para mim é uma alegria muito grande participar deste 50 anos da paróquia e fico muito agradecido a Deus porque foi a minha primeira paróquia, pouco tempo depois de ordenado eu estava com o padre Jorge na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Grajaú, depois vim substituir  um padre muito querido por todos na época, chamado padre José Luiz(padre Galera), conhecido por muitos e aqui fiquei por 6 anos incompletos mas foi de grande alegria para meu coração, um povo bom um povo batalhador é um povo marcado pelas circunstâncias culturais, vieram de diversas partes da cidade para formar essa comunidade de Vila Aliança, construirmos só a parte do corpo físico da paróquia, salas de catequese e hoje estão muito bem cuidadas pelo padre Marcio, atualmente o novo pároco mas também o salão anexo, no pátio para atender a Crisma na época e também uma cozinha que muito precisávamos, foi um período muito bom, cresci primeiramente sendo padre junto ao povo, depois dessa experiência muito boa passei por outras paróquia, hoje estou na paróquia Santa Edwirgens em Bráz de Pina, mas trago comigo essa grande lembranças e em gratidão a Deus pela oportunidade de ter passado por aqui a esse povo bom  a esse povo escolhido por Deus  eu apresento a minha gratidão por me ter acolhido e também apresento ao padre Marcio sucesso e que seja muito feliz junto a esse povo tão especial e tão querido.

adadedilson- O Senhor quando chegou na comunidade, continuou o trabalho que encontrou ou desenvolveu outros?

Pe. Givanildo- A gente sempre tem que continuar, porque a igreja não é só parte de nós e sim parte de todos ela tem o seu passado o seu presente e terá também evidentemente o seu futuro, quando eu cheguei aqui já havia um trabalho desenvolvido pelos padres Bruno, Tiago(falecido), padre Jam Kaleta que ficou pouco  tempo por aqui tinha a herança do trabalho, então a gente procurou dentro da medida do possível com algumas mudanças evidentemente porque o tempo passa e algumas coisas são sempre necessárias serem implementadas mas outra continuaram eu não sei se ainda existe a Pastoral do Trabalhador, mas a gente ainda tinha parte daquele trabalho que foi muito forte um dia aqui na Arquidiocese, depois soube que não continuou o trabalho de educação infantil que implantei foi a professora Rosa que estava na época com as crianças e ele era a secretária da paróquia também, agora pelo que me consta tem a preparação para o Pré Vestibular Comunitário que é uma coisa maravilhosa, graças a Deus que continua, dentro da maneira que possível alguns trabalhos diminuíram e outros surgiram  e a dinâmica da vida da igreja como da vida de toda a sociedade, tudo passa mas tudo se organiza.

adadedilson- Sobre a construção do prédio no pátio o Senhor conseguiu um recurso com uma ONG internacional fez até uma viagem o Senhor poderia falar um pouco sobre isso.

Pe. Givanildo- Viagem eu não fiz a principio aquele prédio que serve as pastorais, incluindo a Crisma seria para um curso profissionalizante para jovens, seria o primeiro curso de computação na comunidade, já estava tudo certo aprovado, mas logo veio minha transferência e não foi continuado, mas aquele prédio foi construído para essa finalidade, estava tudo certo, já aprovado, mas graças a Deus vieram outros como o Pré Vestibular que é de suma importância para a comunidade como de Vila Aliança como de qualquer outra comunidade que tenha esse curso, é uma verdadeira benção de Deus, agora de fato o prédio eu conseguir fazer com uma entidade Espanhola, são católicos da Espanha que anualmente fazem uma coleta que ajudam ou ajudavam algumas comunidades de países em desenvolvimento e países muito pobre  e a gente conseguiu, foi muito importante foi uma conquista que todos podem usufruir  e também cuidar e zelar pelo patrimônio que hoje se encontra  é uma conquista da comunidade, (esse vídeo deve ser ouvido com fone).



Nenhum comentário:

Postar um comentário