sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

HISTÓRIA DOS 50 ANOS DA PARÓQUIA MENINO JESUS DE PRAGA, PADRE LINDOLFO, ONDE TUDO COMEÇOU.

Iniciaremos contando a história da Paróquia Menino Jesus de Praga, e padre Lindolfo me recebeu gentilmente na Paróquia de São Judas Tadeu no Cosme Velho.

adadedilson-Estamos conversando com o Padre Lindolfo que foi o primeiro padre da Paróquia Menino Jesus de Praga, em 1965, gostaria de agradecer pelo senhor ter me recebido e gostaria de saber como o senhor chegou em Vila Aliança.

Padre Lindolfo- Primeiro eu trabalhava no hospital do Caju Hospital  de Tuberculoso, passei quatro anos trabalhando por lá, passei o tempo todo acompanhando os pacientes daquele hospital, porém, fui comunicado por D. Jaime que eu seria transferido para Vila Aliança, ele me colocou no Céu, quer dizer ele me deu uma praça vazia para eu construir, estava ainda construindo as casas da Vila, as ruas eram de barro, não tinha calçamento era muito triste o pessoal era muito pobre, como eu faria essa igreja, acontece que quando eu cheguei eu comecei a celebrar em Senador Camará na Nossa Senhora da Lapa e o padre queria que eu ficasse abrindo a igreja todos os dias e celebrar as missas, mas minha obrigação era com Vila Aliança então eu fiz no meio daquela praça um barraco de madeira e iniciei as celebrações nesse barraco chovia mais dentro do que fora.

adadedilson-O Senhor lembra de algumas pessoas?

Padre Lindolfo- É difícil pois foi a 50 anos, mas tem seu pai o Atala, sua mãe Antonia o Jandiro que morava atrás da igreja ele e a esposa dele já faleceram, D. Olga e tinha duas cozinheiras que cozinhavam para para mim eram tia e sobrinha elas fizeram muitos  gatos, pois eu comia gatos, rs, eu coloquei na cabeça da tia que ela deveria passar a casa para o nome da sobrinha porque ela já tava velha, acabou que a sobrinha morreu primeiro.

adadedilson-O Srº lembra se as pessoas participavam da igreja.

Padre Lindolfo-Participavam sim, eu tive uma briga na época por causa de minissaia...

adadedilson- O Senhor era muito rígido na questão de roupas.

Padre Lindolfo- Não era isso, é porque apareceu a minissaia, tomara que caia, e eu não gostava, então tinha uma capinha para cobrir os ombros, as pessoas iam para a igreja quase  que peladas e eu não gostava, mas eu venci o negócio, agora, o evangelho eu ensinei muito, eu ajudei a muita gente e até hoje eu ajudo, tinha o Francisco ele tinha 3 filhos a Sara, o Andre que já faleceu e o Hilder, foi eu quem deu esse nome a ele, Franz Hilder, nome Alemão, como seu irmão Ezemar que eu sou padrinho de batismo foi eu quem deu era um médico muito amigo meu chamado Ezemar.
O Francisco sempre me chamava para ir a Paraíba visitá-lo, mas eu não fui não, eu tinha um grupo grande de oração foram quatro anos de trabalhos, minha vida era aquilo.

adadedilson- O Senhor gostaria de falar mas algumas coisas.

Padre Lindolfo- Uma coisa que as pessoas não devem saber até hoje, foi que eu dividir o terreno da igreja e mandei o pessoas plantar legumes e verduras para eles levarem para casa, mas acho que o outro padre que entrou após minha saída não deu continuidade, outra coisa foi eu quem deu o nome da paróquia de Senador Camará, São Francisco de Assis e celebrei lá também.
Eu lembro do Ramos, um garoto que sempre me acompanhou, ele ainda está lá diga a ele para vir ao meu encontro quero falar com ele o pai dele era um santo homem, muito religioso eu gostava muito deles, D. Olga, D. Almerinda, e outras pessoas, D. Ester que morava na rua da casa paroquial, são lembranças que vem, foram quatro anos sem ajuda, o cardeal me mandava 20 cruzeiros na época que hoje seria 100,00 Reais, e eu ia todo mês na Mitra pegar. Eu não tinha um tostão tudo que entrava era da igreja, até hoje eu faço isso, hoje sou aposentado do INSS mesmo assim ajudo muitas pessoas, como você vil esse rapaz da Toca de Assis que lhe apresentei agora ele irá para o Seminário esse ano, Ah sim, aquela imagem antiga do Menino Jesus de Praga eu ganhei de um amigo português.

SIM PADRE, GOSTARIA QUE AGORA O SENHOR ENVIASSE UMA MENSAGEM PARA TODOS OS PAROQUIANOS DE VILA ALIANÇA.
POR: EDILSON ADAD

Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu trabalho. Minha lembrança na memoria é mais presente do padre Bruno.

    ResponderExcluir