terça-feira, 6 de outubro de 2015

BINHO CULTURA DA FAVELA PARA O "MUNDO"

O EMBAIXADOR DA VILA ALIANÇA:




Hoje estamos conversando com Binho Cultura que chegou de uma viagem internacional em Nova Iorque foi a ONU, conheceu várias pessoas e levou seu trabalho além fronteira, então gostaria que o Binho relatasse essa experiência, como foi que você chegou até os EUA.

Binho Cultura
BINHO CULTURA-Primeiro quero cumprimentar os leitores do blog do Edilson Adad, sempre levando informações pertinentes  para o mundo, pois é um blog bastante acessado internacionalmente, posso dizer isto com todas as palavras e sinto orgulho de ter noticias sobre a história de Vila Aliança é uma fonte, sempre eu falo para as pessoas quando querem informações que não seja negativas que saem nos jornais,respondendo sua pergunta foi uma experiência incrível essa viagem a New York, você pode viajar para todas as partes do mundo mas se você não for para os Estados Unidos parece que teu currículo não tem  mesmo peso, e ainda mais que eu fui lançar o meu livro infantil AMIGOTECA e falar da minha da nossa amada Vila Aliança que nasceu de um projeto com investimento americano, enfim não havia lugar melhor para falar de Vila Aliança o convite do Celso Athayde fundador da CUFA (Central Única de Favelas), para participar da semana global da CUFA, fizemos uma semana de debates em bairros como o Bronx, Brooklyn, Harlem, Queene, e a gente pode ter acesso as pessoas negras habitantes daqueles bairros e podemos fazer uma comparação de pessoas de bairros populares daquelas áreas e daqui do Brasil e a ONU e discutimos com 179 países e colocar a favela como uma pauta prioritária para 2017 e isso foi marco bastante importante, tivemos representante do governo federal, da UNESCO, foi incrível.

Adadedilson-Mas como surgiu esse convite para você ir para Nova Iorque, foi uma proposta ou convidaram o Binho da Vila Aliança.
BINHO CULTURA-Essa proposta foi feita para artistas, ativistas sociais e culturais do Brasil, pessoas que tem se destacados pelos seus feitos culturalmente, grafiteiros, Dançarinos, artistas plásticos e eu fui representando a parte literária como todos me conhecem e eu também levanto a bandeira da Vila Aliança e da Zona Oeste.

Adadedilson- Derrepente foi fundada a Academia Literária das Favelas e você foi levado a presidente.

BINHO CULTURA- Eu participei da FLIPE esse ano eu e  o Celso Athayde conversando pela rede social foi colocado essa ideia da Academia Literária para pensadores, intelectuais das favelas do Brasil e então lá em Nova Iorque estava discutindo muito sobre favela do Brasil, sobre potencial e o fato de deixarmos de ser Ratos de Laboratório, deixar de ser Curral eleitoral para exercer nosso protagonismo na sua essência e retornarmos essa conversa e realizou um debate e uma eleição para fundar uma Academia Literária de Favelas, uma espécie de Academia Brasileira de Letras, mas como sabemos que favela nunca terá vez por lá, criamos a nossa academia que irá discutir com o Brasil todo com escritores e muitas pessoas que são exceção é mostrar a favela partindo de dentro dela, esta discutindo com a Universidade com outra relação onde os intelectuais das favelas não serão vistos como ratos de laboratório, como um objeto de estudo e procurar fomentar espaços para que esses escritores ganhem cada vez mais vozes e sejam respeitados por sua qualidade por uma produção literária e cientifica.

Adadedilson- Eu estou dizendo isto porque eu acompanhei no jornal esse encontro lá em NY e quando eu vi que foi fundada a Academia Literária das Favelas e você foi escolhido como presidente eu fiquei interessado em saber, você foi elevado a presidente ou houve uma eleição, como tinha outros segmentos inclusive o literário, então não tinha só você, você foi indicado ou houve uma eleição, e como será o trabalho do primeiro presidente desta academia.

BINHO CULTURA- Bem eu fui surpreendentemente eleito, quer dizer intimado porque o Celso Athayde fez uma plenária, uma assembleia extraordinária para fundar esta Academia, não havia ali só eu de escritor, eu sou presidente interino que irá articular tudo isto para que em janeiro possamos ter um quadro em nível de Brasil, será importante para elegermos uma diretoria e empossarmos, eu na verdade já penso que antiguidade  é posto  e o Sergio Vaz que é o nosso maior representante da poesia e literatura de favela, então esse cara na minha opinião deve ser o presidente e se ele aceitar será um grande ganho, se hoje meu nome tá na mídia eu fico feliz, mas aplaudo quem abriu os caminhos para nós que foi o Sergio Vaz e alguns outros escritores que irei convidar para fazer parte da diretoria.

ADADEDILSON- Você foi pra lá com a CUFA ( Central Única das Favelas), e com certeza você falou tanto de Vila Aliança como do Rio de Janeiro, você pretende conversar com o prefeito, você tem alguma coisa pra falar com ele sobre tudo isto.

BINHO CULTURA- Quando você tem uma experiência internacional inclusive nos Estados Unidos é importante reforçar que estivemos aqui um encontro com o prefeito fez um compromisso por nós reivindicado, sem dúvida a partir do momento que eu estiver com ele em uma agenda, vou dizer que se a Vila Aliança evoluiu nos últimos anos foi devido a gestão dele, reforçar também a posição de nosso Vice Prefeito Adilson Pires que é nosso morador, cria de Vila Aliança que nos enche de orgulho e a gente ter um vice prefeito não é pra qualquer lugar e é claro que a Vila Aliança já esta no mundo, irei conversar com o prefeito que vale a pena fazer em Vila Aliança e que os feitos será levados para o mundo não para os EUA como ano que vem estarei na França  na Alemanha, estarei em alguns outros países, como uma espécie de Embaixador da Vila Aliança com muita honra, Embaixador da Zona Oeste e ampliando a visão que o mundo precisa ter de nossa região.

ADADEDILSON-Quando eu falo isto é porque você esta indo gratuitamente
Não recebe nada para fazer propaganda da cidade, então seria importante que o prefeito saiba, você pretende cobrar dele algumas coisas pontuais,você começou em sua casa com a biblioteca Kilombo dos poetas e agora chegou com seus livros até NY, o que você pensa em dizer para o prefeito.

Na próxima semana a 2ª parte da entrevista com Binho Cultura- DA FAVELA PARA O MUNDO- O EMBAIXADOR DA VILA ALIANÇA


Nenhum comentário:

Postar um comentário