quinta-feira, 17 de setembro de 2015

SÉTIMA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO

SÉTIMA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO
DIAS 1,2,3 e 4 de OUTUBRO-MARACANÃZINHO -RIO



Bangu estará presente nesta conferência com 16 delegados, sendo 8 representantes de associações de moradores, Eu, Claudio Cruz de Vila Aliança e Ludugério Silva (Pres. do conselho de Saúde de Bangu e Morador do Conjunto Taquaral estarão presentes.
No blog estarei passando para todos as propostas que foram aprovadas na XII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE em Julho no Rio de Janeiro e que serão defendidas nesta conferência estadual por todos os delegados do Rio de Janeiro para aprovarmos e  levar para Brasilia em Dezembro na Conferência Nacional.


EIXO
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL


PROPOSTAS ESTADUAIS:

1- Ampliar a divulgação por meio da imprensa, falada, escrita e outras no intuito de garantir a participação do Controle Social nas atividades.

2- Desburocratizar  a participação Social nos conselhos de Saúde e Conferências , a fim de provocar mudanças na legislação(federal, estadual e municipal), entre as quais: ampliar a participação dos usuários e dar visibilidade/legitimidade da representação das categorias dos Agentes Comunitários(ACS) e dos Agentes de Vigilância de Saúde (AVS), desde que aprovadas pelos Conselhos de Saúde.

3- Criar uma comissão de trabalho intersetorial, de caráter permanente, que envolva as secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação,Meio Ambiente, Segurança Pública e Trabalho para a discussão de politicas públicas, pactuações e planejamento estratégico.

4- Divulgar as fontes de reclamações e sugestões encaminhadas á Ouvidoria e criar um canal entre as Ouvidorias e os Conselhos de Saúde, no intuito de estimular a corresponsabilidade dos usuários e dos gestores nas decisões pertinentes ás unidades de Saúde.

5- Cobrar das instâncias apropriadas o cumprimento das propostas advindas das Conferências de Saúde.

PRÓXIMO EIXO: DIREITO A SAÚDE, ACESSO E ATENÇÃO DE QUALIDADE
PROPOSTAS ESTADUAL
POR: EDILSON ADAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário